...e as folhas da árvore são para a cura das nações.

Apocalipse 22:2 (Bíblia)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Afta (ou estomatite aftosa) caracteriza-se por áreas de erosão (com rompimento do tecido epitelial e exposição do tecido conjuntivo) em qualquer local da cavidade bucal. Geralmente ocasiona reação inflamatória de intensidade leve ou moderada associada a dor, por expor o tecido conjuntivo (e suas terminações nervosas) em contato direto com o meio bucal.

Pouco se conhece sobre a etiopatogenia das aftas. É uma manifestação comum a diversas doenças, causada por mecanismos distintos, geralmente de natureza imunológica. Geralmente a lesão regride de 1 a 2 semanas (mas pode persistir por um período incerto).

Eventualmente, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas. Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, estresse, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.

Incidência
Ocorre em 20% a 50% da população mundial. Lesões que perdurem por mais de duas semanas devem ser avaliadas por um especialista. Desaparece geralmente em 7 a 10 dias.

Características
Surge em qualquer pessoa, mesmo saudáveis;[carece de fontes?]
Não tem cura definitiva;
Não é transmissível;
As feridas são limpas.

Tratamento

*ALOE VERA GEL
*ABSORBENT-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário