...e as folhas da árvore são para a cura das nações.

Apocalipse 22:2 (Bíblia)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Azia

Um problema muito comum


Às vezes, depois de comermos, sentimos uma sensação de queimação que sobe do estômago em direção à garganta.

É a popular azia, um problema estomacal que afeta as pessoas quando elas comem exageradamente alimentos muito condimentados ou bebem demais. Esse sintoma desagradável também atinge as mulheres durante a gestação. Saiba um pouco mais sobre esse desconforto e como evitá-lo.

A azia também é conhecida como refluxo gastroesofágico e é causada pelo retorno do suco gástrico do estômago para o esôfago. Quando a comida é engolida, ela passa pelo esôfago, atravessa o esfíncter esofágico interior (uma musculatura que regula o trânsito do bolo alimentar) e chega ao estômago. Depois que o alimento passa, essa musculatura é fechada para impedir que os ácidos voltem pelo esôfago. Porém, pode acontecer do esfíncter perder a elasticidade e não conseguir manter a musculatura contraída, o que faz o líquido retornar provocando dor e queimação.

No caso das grávidas, a mulher passa por um processo de retenção de líquido muito grande e a musculatura funciona de forma alterada, desregulando o controle da passagem dos alimentos. Com isso, elas estão propensas a ter mais azia que o habitual. Outro fator que contribui para o desconforto é o crescimento do útero que pressiona gradativamente o estômago para cima e com isso o refluxo de líquido é mais freqüente nessa época.

Não faça uso de remédios
É muito comum beber leite quando sentimos azia, mas isso deve ser evitado. O leite não é remédio e, por isso, não tem a capacidade de neutralizar os ácidos do estômago. Ao contrário, como é alimento, induz o órgão a uma nova produção de ácidos para digeri-lo. O efeito momentâneo pode até ser de alívio, mas algum tempo depois a queimação volta.

Popularmente conhecidas, as cápsulas de antiácido ajudam na neutralização dos ácidos no estômago, mas ninguém deve fazer uso delas freqüentemente. Além delas, outros remédios em pílulas ou líquidos (o famoso leite de magnésia) podem ajudar, porém devem ser indicados por um médico. Se os sintomas persistirem, o melhor é procurar um especialista para verificar se o quadro não se agravou ou se a azia age como sintoma de alguma outra inflamação.

Alimentação influencia
A sensação de queimação provocada pela azia costuma ocorrer depois das refeições, principalmente após a ingestão de alimentos condimentados, picantes, ácidos, gordurosos, bebidas alcoólicas ou até mesmo pelo exagero de comida. Hábitos ruins de alimentação influenciam, pois prejudicam o bom funcionamento do organismo. Quando o esôfago já está lesado pelos ácidos e ainda recebe mais alimentação condimentada, o quadro tende a se estender ou a se agravar.

Para evitar a azia ou outros problemas decorrentes da ação dos ácidos estomacais, o melhor caminho é corrigir hábitos alimentares. Frituras, frutas ácidas e outros alimentos mais condimentados devem ser consumidos com moderação. Bebidas gasosas ou que contenham cafeína (chá e café) também podem contribuir para a azia. Consumir mais legumes, verduras e frutas contribui para uma melhor qualidade de vida.

Dicas
Modere a quantidade de comida, evite ficar em jejum e passe a fazer refeições regulares sem pular nenhuma delas.

Observe o que vai para o seu prato. Modere a quantidade de frituras, alimentos condimentados, apimentados, ácidos e com muito tempero. Molhos de tomate, pimenta e mexicano podem contribuir para a azia.

Evite beber sucos ácidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Eles também contribuem para aumentar a acidez.

Beba muito líquido para deixar o corpo sempre hidratado.

Não tome remédio sem saber se deve. Às vezes o antiácido não é recomendado e o quadro fica agravado sem querer. Procure um médico antes.
A reeducação alimentar pode ser a saída para acabar com os problemas. Peça a orientação de um nutricionista e monte um cardápio saudável. - Se a azia for freqüente, o melhor é procurar um médico gastroenterologista. Ela pode ser o sintoma de alguma inflamação e só um especialista pode identificar.

Fonte: www.igeduca.com.br

Tratamento

*ALOE VERRA GEL
*CALCIUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário